O mercado do boi gordo pronto para abate apresenta bom desempenho no decorrer do primeiro trimestre desse ano, alicerçado por uma demanda externa aquecida que mantém os preços domésticos em bom patamar.
O resultado são preços que apresentaram evolução mensal superiores às médias históricas do período. Detalhando, os preços médios mensais de janeiro, fevereiro e março apresentaram incremento de 10,7%, 11,3% e 13,9% sobre o preço médio de 2021, enquanto a média histórica dos últimos 21 anos aponta evolução de 6,7%, 7% e 7,5%.
O histórico mostra que os preços apresentam pequena evolução até o encerramento do primeiro quadrimestre, apresentando pequeno recuo em maio. Entretanto, o preço recebido pelos pecuaristas neste início de abril indica que o recuo pode ser antecipado. De toda forma, segue levemente acima do patamar histórico.
Esse bom desempenho nos preços tem permitido ao setor pecuário enfrentar o custo de produção crescente. Isso só é possível pela demanda externa aquecida que mantém os preços internos em bom patamar, favorecidos, também, por uma redução nas disponibilidades do animal pelos pecuaristas.