Juntamente com outros componentes do custo de produção , baixa disponibilidade de alimentos vai limitar oferta de animais e valorizar arroba.
O setor da pecuária deve passar por um período desafiador com a baixa disponibilidade de grãos para a alimentação e isso deve comprometer a rentabilidade do pecuarista, destacou o Breno Maia, da Mesa de Commodities da Necton Investimentos.
“Os confinamentos estão demandando cada vez animais mais jovens e isso demanda de mais alimentos e mais tempo de preparo. Os pecuaristas que não se planejaram vão ter dificuldade de encontrar ração animal e algumas indústrias de nutrição informaram que disponibilidade de ração e sal mineral precisa ser verificada antes”, comentou.
O consultor ressalta que a oferta de animais de confinamento não é suficiente para atender a demanda e que a disponibilidade do boi de pasto está escassa com estiagem prejudicando a qualidade dos pastos. “O cenário é de oferta limitada e isso deve levar a arroba a permanecer em patamares elevados até o final deste ano”, disse Maia.