As indústrias frigoríficas conseguiram alongar as programações de abate para esta semana e os preços da arroba tiveram reajuste negativos nas principais praças pecuárias. No estado de São Paulo, as referências para o animal comum estão próximas de R$ 310,00/@ e o boi padrão exportação está em torno de R$ 315,00/@.
De acordo com o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, o mercado está pressionado com o aumento da oferta de animais terminados. “O mercado iniciou a semana de forma cautelosa e alguns frigoríficos estão testando preços abaixo da referência, porém devemos aguardar para ver como vai evoluir as negociações no decorrer da semana”, informou.
O analista destaca que a pressão na arroba deve ser interrompida na primeira semana de maio devido a data comemorativa ao dia das mães. “Não vai ser uma data como em anos anteriores, pois a pandemia não permite restaurantes lotados. A expectativa é que, passada a data, os preços voltem a ceder no mercado físico”, comentou.
Os preços do boi casado no estado de São Paulo estão ao redor de R $19,30/kg a 19,40/kg e a cotação dos cortes de dianteiro apresentaram alta de 10% no mês de abril. “Podemos afirmar que a retomada do auxílio emergencial contribuiu para o avanço dos preços e ajudou a manter a média do boi casado mais elevada”, ressaltou.