Com o aumento das temperaturas e da umidade, características típicas dessa época do ano, cresce o risco de infestação de carrapatos em bovinos, o que representa uma preocupação adicional para os pecuaristas. Segundo o médico- veterinário Thales Vechiato, gerente de marketing para grandes animais da Pearson Saúde Animal, “essas condições climáticas são ideais para a eclosão das larvas de carrapatos, que, ao se fixarem nos animais, se alimentam do sangue, causando sérios problemas de saúde nos bovinos e prejuízos econômicos aos produtores.”
Segundo dados da Embrapa, cada fêmea de carrapato consome entre 0,5 mL e 1,0 mL de sangue durante sua vida. Quando multiplicado pelo número de parasitas, a perda total de sangue por animal pode ser significativa, o que agrava ainda mais os efeitos da infestação.
“A presença desses parasitas leva à perda de peso, lesões na pele, anemia e até a morte dos animais”, alerta Vechiato. Além disso, os carrapatos transmitem doenças graves, como a Tristeza Parasitária Bovina (TPB), que apresenta alta taxa de mortalidade, principalmente em bovinos mais jovens. O especialista também destaca que o impacto sobre a saúde do rebanho resulta em custos elevados com tratamentos e medicamentos, além da queda na produtividade de carne e leite.
O controle da infestação exige um manejo estratégico, que deve ser iniciado ainda na primavera, antes do pico da infestação e mantido ao longo do período crítico. A recomendação inclui rotação de pastagens e uso de acaricidas eficientes. “O controle deve ser contínuo, com intervalos de 21 dias, para evitar a proliferação dos carrapatos”, acrescenta o médico-veterinário.
Uma ótima opção para pecuaristas que querem controlar a infestação é Tacplus Pulverização, da Pearson Saúde Animal. Indicado para o tratamento de infestações por Rhipicephalus (Boophilus) microplus em bovinos a partir de 12 meses, o produto tem como princípio ativo amitraz, acaricida eficaz no combate a carrapatos adultos e na prevenção de ovos férteis. Com ação rápida, Tacplus Pulverização contribui para a saúde do rebanho e para a manutenção da produtividade.