Os dados oficiais divulgados pelo IBGE para o ano passado indicaram que o volume de cabeças abatidas na pecuária de corte atingiu perto de 29,8 milhões de cabeças, significando incremento de 7,6% em relação a 2021.
Chama a atenção na distribuição mensal das informações, o aumento expressivo de 33% a 34% em cabeças abatidas e carne produzida em setembro de 2022. Esse alto índice de crescimento foi devido a uma queda expressiva nos embarques direcionados para a China em setembro de 2021. Naquele mês, os embarques foram extremamente afetados por uma suspensão da China às importações de carne bovina do Brasil.
Isso também contribuiu para que o crescimento estivesse mais concentrado no segundo semestre, quando os abates aumentaram 10,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A quantidade de carne bovina produzida atingiu pouco mais de 7,973 milhões de toneladas, significando aumento de quase 7% sobre o total produzido em 2021, incremento que esteve concentrado em grande parte no decorrer do segundo semestre, onde apresentou crescimento de 9%.
O peso por cabeça abatida, por sua vez, mostrou em três quartos do ano indicador menor do que o alcançado no mesmo período de 2021. De toda forma, Embora o peso médio de 17,8 arrobas signifique queda de 0,6% no ano, aponta incremento de 9,2% sobre o peso médio de 16,3 arrobas verificadas no decorrer de 2015.