A pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola em um grande número de supermercados, açougues e feiras livres na cidade de São Paulo no decorrer de fevereiro aponta que o preço do kg de carne bovina disponibilizada aos consumidores segue apresentando retração. No mês, o preço alcançou R$40,01, significando quedas de 2,4% sobre janeiro último e de 2,8% sobre fevereiro do ano passado.
O preço médio atingido no primeiro bimestre alcançou R$40,50, significando incrementos de 0,9% sobre o mesmo periodo do ano passado, enquanto nos últimos 12 meses – março de 2022 a fevereiro de 2023 – ainda aponta incremento de 7%.
O acompanhamento do preço médio aos consumidores nos últimos 3 anos aponta evolução quase ininterrupta até agosto do ano passado, impactado pelas exportações para a China que contribuiram para manter o preço interno aquecido.
Entretanto, a partir de então, o preço vem apresentando retração, atingindo queda de 7,8% nos últimos 6 meses. Com isso, aos poucos, a carne bovina começa a recuperar maior destaque à mesa dos consumidores em detrimento de outras proteínas alternativas de menor valor de aquisição.