A pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola em um grande número de supermercados, açougues e feiras livres na cidade de São Paulo, aponta que os preços do kg de carne bovina disponibilizada aos consumidores tiveram elevação mensal de 0,8% em julho, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice de incremento alcançou 8,7%. O preço médio atingido nos primeiros 7 meses do ano, por sua vez, apontou incremento de 12,5% sobre o mesmo período do ano passado.
O resultado dos preços mensais praticados no decorrer do ano mostra que a evolução mensal vem apresentando lenta ascensão, significando incremento de apenas 5,8% até julho último.
O acompanhamento a partir de janeiro de 2020 aponta que a evolução anual se encontra acima dos índices alcançados naquele ano, quando houve forte incremento somente a partir de setembro que se prolongou até o encerramento do ano. No ano passado os preços foram evoluindo até atingir 12,6% em julho e continuou em ascendência até setembro. Aparentemente, as condições financeiras da população em 2022 sugerem ser difícil acompanhar a evolução dos últimos 5 meses do último biênio.