A pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola na cidade de São Paulo, aponta que os preços do kg de carne bovina disponibilizada aos consumidores estão apresentando quedas consecutivas no decorrer do primeiro trimestre de 2023 e, com isso, os índices de evolução não conseguem acompanhar o histórico verificado no último triênio.
Considerando a evolução do preço médio no decorrer do ano tendo como base o mês de abertura, em março último houve involução levemente acima de 1%, enquanto no mesmo período do ano passado houve incremento próximo de 1,6%. Se tivesse acompanhado o histórico dos últimos 3 anos o preço médio teria apresentado evolução de 1,2%, significando a absorção de uma queda de quase 2,3 pontos percentuais na relação.
O acompanhamento aponta que os preços normalmente apresentam incrementos sucessivos nos próximos meses. De toda forma, os consumidores aparentam dificuldades e, com isso, migram para produtos de menor valor de aquisição, seja em itens da própria carne bovina ou outras proteínas.
No decorrer de abril o mercado de carne bovina seguiu apresentando baixo dinamismo e, com isso, é quase certo que o preço junto aos consumidores siga abaixo do praticado em janeiro, mantendo o índice de evolução bem abaixo dos alcançados no ano passado e na média histórica.