O ‘Workshop de Proteínas Alternativas’ será realizado no dia 21 de novembro, a partir das 8h, horário de Brasília, na Gemü Brasil, que fica na Rua Marechal Hermes, 1141, em São José dos Pinhais, mas pode ser acessado de forma remota de qualquer parte do mundo. O evento é promovido pela GEMÜ, uma das líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle, com o apoio do The Good Food Institute – GFI Brasil e do JBT FoodTech e o conteúdo será transmitido em inglês.
Atualmente, dos desafios da indústria de alimentos e de órgãos governamentais é encontrar maneiras de fornecer proteínas para uma mega população que deve atingir 10 bilhões de pessoas em 2050, sem agredir o meio ambiente.
Para aumentar a produção de alimentos, a indústria alimentícia está se preparando para essa realidade, tendo como meta a sustentabilidade das produções atuais.
Nessa corrida, a busca por fontes alternativas de proteínas tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões e a carne cultivada em laboratório é um setor promissor que tem atraído empresas de diversos setores.
O objetivo do encontro, que acontece de forma híbrida, com participação de pessoas de todo o mundo, é reunir empresas, institutos de pesquisa, startups que atuam em tecnologia de alimentos, órgãos governamentais e não governamentais, entre outros, com a finalidade de fomentar a inovação nos sistemas alimentares.
Como uma das líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle, a Gemü Brasil abre espaço para as discussões sobre esse tema e se coloca à disposição das empresas que podem ser beneficiar das válvulas Gemü no processo de produção da carne cultivada em laboratório.
Sobre New Meat
Parece ficção científica, mas a expectativa é que, no futuro, uma impressora 3D seja capaz de fabricar cortes inteiros de carne a partir de proteínas de plantas ou células in vitro de células animais.
A produção acontece a partir de células-tronco de animais, que se multiplicam em um biorreator, gerando uma biomassa que, uma vez separada em tecidos musculares e de gordura comestíveis, é usada na impressora. O grande desafio é que essa categoria de produtos alimentares inovadores consiga replicar a textura, sabor e valor nutricional da carne convencional, ao mesmo tempo que oferece uma abordagem mais sustentável e ética à produção de alimentos.
Estudos demonstram que, entre as vantagens, esse tipo de carne reduz a dependência da agricultura animal, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa e a utilização de água e terra. Também previne situações abusivas de criação e abate de animais, permitindo a recuperação de populações marinhas devido à sobrepesca. Além disso, pode ser personalizada para atender às preferências dos consumidores, em termos de textura, sabor e até conteúdo nutricional.
Serviço:
As vagas presenciais são limitadas, então saiba mais e se inscreva nesse link:
https://forms.office.com/e/AzywwpYAph
Workshop Proteínas Alternativas
Data: 21 de novembro de 2023
Horário: 8h às 17h15 (horário de Brasília)
Local: Gemü Brasil – Rua Marechal Hermes, 1141 – Iná – São José dos Pinhais/PR