Boletim do Rabobank aponta que uma cadeia de eventos inesperados – desde inundações a bloqueios relacionados à variante da Covid-19 Delta – turvou ainda mais o quadro de consumo da China no terceiro trimestre de 2021. Abaixo, rápida análise com os principais destaques
√ Insumos agrícolas: o governo chinês está se esforçando para garantir o abastecimento interno, conter as exportações e estabilizar os preços. No curto prazo, os preços dos fertilizantes à base de nitrogênio e potássio provavelmente sofrerão uma leve queda, em meio à fraca demanda. O preço do fertilizante fosfatado continuará alto, sustentado por matérias-primas caras
√ Grãos e sementes oleaginosas: como grandes quantidades de milho novo estarão disponíveis em breve, o preço doméstico do milho sofrerá algumas correções de preços sazonais para o resto de 2021. O preço doméstico da farinha de soja estará em linha com o movimento da soja CBOT, sujeito à soja dos EUA e ao rendimento e condições climáticas na época de plantio dos fornecedores sul-americanos. Em termos comparativos, devido ao baixo estoque de óleo comestível, o preço do óleo de soja terá um desempenho mais forte do que o do farelo de soja.
√ Proteína Animal: os preços da carne suína permanecem, em geral e há meses, abaixo do preço de custo, levando o governo da China a lançar uma nova rodada de compras para formação das reservas estatais. As importações de carne suína podem cair ainda mais nos próximos meses. A demanda por aves tem sido fraca devido às restrições relacionadas à Covid-19 no food-service e nas refeições coletivas. A demanda deve melhorar ligeiramente nos próximos meses, se não houver mais interrupções.
√ Laticínios: desaceleração ou quedas nas importações provavelmente ocorrerão a partir de setembro para começar a reequilibrar o mercado. Os processadores sentirão muito mais a pressão sobre a lucratividade nos resultados do segundo semestre de 2021, a despeito de aumentos significativos e amplos nos preços dos produtos.
√ Bebidas: as empresas de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, têm acelerado a diversificação de seus portfólios existentes, adquirindo marcas de bebidas alcoólicas ou lançando refrigerantes. Em resposta a essas iniciativas agressivas, as empresas líderes de refrigerantes também estão definindo proativamente o mercado de bebidas alcoólicas.
√ Alimentos ao consumidor: o setor de food-service da China registrou um aumento de 14,3% com relação ao ano anterior em julho de 2021, atingindo vendas em valor de CNY (Yuan Renminbi chinês) 375,1 bilhões. As cadeias de fast-food aceleraram a expansão dos canais de entrega para se prepararem para o futuro. O total acumulado de vendas no varejo relacionado a alimentos das empresas acima do designado cresceu cerca de 10,2% em julho.