A China tem como meta uma produção de 89 milhões de toneladas de carne até 2025, um crescimento médio anual de 2,8% em relação às 77,5 milhões de toneladas produzidas em 2020, mostrou um documento do gabinete chinês.
A produção de carne suína permaneceria estável em cerca de 55 milhões de toneladas, acrescentou. O documento, um plano de cinco anos para modernizar a agricultura, segue um plano emitido no mês passado para o desenvolvimento do setor pecuário nos próximos cinco anos.
Ele disse que o valor da produção da indústria de criação de porcos chegaria a mais de 1,5 trilhão de iuanes (236 bilhões de dólares), com esforços feitos para aliviar as flutuações na produção e estabilizar a oferta.
A carne de aves atingiria 22 milhões de toneladas, a carne bovina atingiria 6,8 milhões de toneladas e de cordeiro 5 milhões de toneladas. Tanto as aves quanto a carne bovina superaram esse nível em 2021, mas a produção de carne suína foi de pouco menos de 53 milhões de toneladas.
A produção de carne da China em 2020 foi significativamente afetada pelo vírus da peste suína africana que devastou fazendas durante 2018 e 2019. Alguns especialistas duvidam que a China precisará de até 55 milhões de toneladas de carne suína no futuro, à medida que mais consumidores mudarem para outras carnes, como frango e carne bovina.