A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informou, em nota, que vai inaugurar, dia 13 de fevereiro, um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a fim de “ampliar a participação dos produtos do agro brasileiro no Oriente Médio”. A inauguração ocorrerá durante missão técnica da CNA a Dubai, entre 11 e 18 de fevereiro.
Segundo a CNA, o novo escritório dará suporte aos empresários que participam do projeto Agro.BR, “com ações de promoção, inteligência comercial e aproximação com parceiros estratégicos da região”.
O Agro.BR é uma parceria da CNA e da Apex Brasil que viabiliza negócios internacionais objetiva aumentar a presença de pequenos e médios produtores rurais no comércio exterior e diversificar a pauta de exportação brasileira.
Atualmente, o Brasil é o segundo principal fornecedor de alimentos para o Oriente Médio, atrás apenas da Índia. No ano passado, o País exportou aproximadamente US$ 7,2 bilhões em produtos agropecuários para o bloco, com destaque para carne de frango in natura, açúcar de cana e milho, responsáveis por quase 60% de total exportado. Na região, os principais destinos são o Irã, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, que representam 71,1% do montante exportado à região.