Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) anunciou os dados estatísticos oficiais do mercado de genética bovina brasileira em 2023 com o lançamento do Index ASBIA, na noite de ontem (21). A transmissão foi no YouTube da ASBIA e da ABCZ TV.
As informações do Index são coletadas pelo Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), da USP.
“Esse material tão valioso nos permite entender o desempenho do mercado de genética bovina em 2023. É um prazer estar ao lado do Cepea há tanto tempo gerando o mais completo relatório do nicho para colaborar com toda a cadeia, desde as empresas de genética até o produtor brasileiro de carne e leite. Não há dúvidas de que a transmissão foi recheada de boas informações e conhecimento técnico”, explica Cristiano Botelho, executivo da Asbia.
Com dados de produção, importação, exportação e de uso da inseminação artificial no rebanho leiteiro e de corte nacional, o Index ASBIA 2023 apresentou, de forma detalhada, um recorte comparativo de cinco anos do mercado. “A partir disso, o pecuarista pode interpretar os números e planejar os próximos passos de investimento da genética em seu rebanho para colher excelentes resultados. É sempre bom pontuar o baixo custo para investir em genética e o valor agregado que ela proporciona a um projeto de pecuária”, finaliza Botelho.
O Index ASBIA poderá ser baixado gratuitamente no site da associação: https://asbia.org.br/index-asbia/