A Comissão Europeia aprovou um programa de 700 milhões de euros do governo holandês para compensar agricultores que voluntariamente fecham suas instalações de criação de gado em algumas regiões dos Países Baixos.
A iniciativa busca melhorar a qualidade ambiental e promover uma produção mais sustentável e ecológica no setor pecuário.
O programa será aplicado a áreas prioritárias, incluindo áreas de turfeiras, solos arenosos e vales de rios e regiões adjacentes. O benefício estará aberto a pequenos e médios agricultores nessas áreas elegíveis até 1º de outubro de 2029.Saiba Mais
A ajuda oferecida consistirá em subsídios diretos e serviços de consultoria subsidiados. Cobrirá até 100% das despesas elegíveis, incluindo compensação pela perda de direitos de produção e capacidade, custos de desmantelamento e descarte de instalações de produção, e outras despesas diretamente relacionadas ao fechamento das instalações.
O esquema complementa dois esquemas holandeses existentes (LBV e LBV-plus) aprovados pela Comissão em maio de 2023 para reduzir a deposição de nitrogênio em áreas de conservação da natureza. Os criadores de gado só podem participar de um dos três esquemas