As perspectivas para a agropecuária, levantamento realizado e divulgado pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento apontam para expressivo aumento nas exportações de carne bovina para este ano e a possibilidade de novo incremento para o próximo ano.
Os dados informados consideram como base os volumes disponibilizados pela secex em quilo liquido transformados em equivalente-carcaça pela Conab.
O acompanhamento a partir dos anos 2000 aponta que houve crescimento no volume exportado até 2007 quando a partir de então, o mercado externo arrefeceu. Somente em 2017 houve nova fase evolutiva, culminando com a possibilidade de atingir volume recorde no decorrer de 2022. Isso porque se estima um volume de 2,977 milhões de toneladas equivalente-carcaça que, se atingido, significará incrementos de 20%, 76,8% e 201,9% sobre os embarcados nos anos de, respectivamente, 2021, 2012 e 2002.
De toda forma, os dados disponibilizados pelo site do comércio exterior (comex stat) indicam volume de 1,482 milhão de toneladas de carne bovina embarcadas até agosto que, projetada para a totalidade do ano, sugere volume exportado bem abaixo de 2,3 milhões de toneladas.
Segundo a CONAB, o volume embarcado deve seguir evoluindo e superar os 3 milhões de toneladas no próximo ano. Se atingido, o volume projetado – mais exatamente 3,126 milhões de toneladas equivalente-carcaça – significará incremento anual de 5%.