Com as chuvas regulares nos últimos meses, os pecuaristas vão ter suporte para cadenciar a oferta de bovinos terminados em pastagens neste início do ano. Em algumas regiões do Brasil, as pastagens tendem a continuar se beneficiando de um regime de chuva adequado até as primeiras semanas de janeiro.
O Diretor da HN AGRO, Hyberville Neto, reportou que o cenário está favorável para a maioria das regiões produtoras e que permite a engorda dos animais. “Dessa forma, os pecuaristas estão conseguindo reter os animais no pasto neste início do ano”, informou.
Por outro lado, a Scot Consultoria destaca que os bovinos confinados podem ter uma saída precipitada pelas chuvas.
A distribuição das chuvas para janeiro de 2025 aponta para um favorecimento de maior ocorrência de instabilidades na porção Centro Norte do Brasil e para menos episódios de chuva entre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
De acordo com o Consultor em Clima no Agronegócio, Lanzoerques Junior, esse cenário irá ocasionar volumes acima da média em grande parte dos estados da Região Nordeste, assim como em Goiás e no Mato Grosso.
“A tendência é de que as chuvas se concentrem nessas áreas principalmente entre 03/02 e 20/02, de acordo com a previsão do modelo European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF)”, informou o consultor ao Notícias Agrícolas.
Além da distribuição e volumes significativos, a frequência das chuvas será recorrente para as áreas mencionadas, beneficiando as áreas que ainda não tiveram um regime de chuva adequado para o desenvolvimento dos cultivos. “Neste ponto, as pastagens tendem a continuar se beneficiando devido a essa combinação de eventos chuvosos no Centro Norte do país”, informou o consultor.
O consultor ainda explica que as áreas em laranja nos mapas sinalizam que a manutenção saudável das pastagens pode ser desafiadora. Além dos volumes de chuva abaixo da média, é esperado que a temperatura comece a se elevar nos próximos dias, marcando máximas acima de 35°C por vários dias consecutivos, em especial no oeste do Rio Grande do Sul.
Já para os últimos 10 dias de janeiro e início de fevereiro, a expectativa é de normalização do cenário de chuva pelo Centro Sul do Brasil, inclusive com alguns pontos da Região Sul podendo registrar volumes acima da média para o período.
Enquanto isso, tanto para a semana de 20 a 27/01 quanto de 27/01 a 03/02, as chuvas devem continuar ocasionando acumulados acima do normal para áreas do Pará, Maranhão e norte do Piauí, resultando em mais dias consecutivos de favorecimento para a ocorrência de chuvas.
Além disso, na porção Central do país, desde Rondônia até o litoral da Região Sudeste, os volumes tendem a girar em torno da média do período, dando continuidade na manutenção de pastagens em boas condições.