Em acordo estratégico, empresa holandesa obtém controle de 100% do negócio relacionado à nutrição animal da MNS Feed (100% ANCO e 75,2% Proconco)
A De Heus Vietnã anunciou recentemente a assinatura de um acordo estratégico com a Masan. A negociação compreende a aquisição da MNS Feed, incluindo treze fábricas de rações e uma fábrica de premix, com capacidade total de produção de quase 4 milhões de toneladas – o que fortalece a posição da companhia holandesa no maior mercado de ração animal do Sudeste Asiático. Como parte da transação, contratos de fornecimento estratégico de longo prazo de ração de suínos da De Heus para a Masan foram firmados, permitindo que ambas as empresas otimizem e impulsionem a produtividade da cadeia de valor de proteína animal 3F (Feed-Farm-Food) do Vietnã, aproveitando a força e a capacidade de cada uma das partes.
Parceria de sucesso
Como empresa familiar e em franco crescimento na área de nutrição animal, a De Heus está fortemente comprometida em apoiar e contribuir para a produção sustentável de alimentos saudáveis e seguros. Uma de suas principais ambições é ser uma forte parceira na cadeia de valor agrícola, permitindo que produtores e comerciantes cresçam de forma sustentável. A aquisição da MNS Feed apoia o foco e a ambição da De Heus em oferecer nutrição e soluções de gestão agrícola de alta qualidade para o mercado vietnamita.
A De Heus se esforça para oferecer aos seus clientes um mercado seguro de venda de nutrição e a possibilidade de participar de uma cadeia de valor coordenada profissionalmente. Por este motivo, além de firmarem acordos de fornecimento estratégico, De Heus e Masan MEATLife (“MML”), fizeram questão de incluir no contrato, o fornecimento de suínos plurianual, permitindo que a De Heus forneça à MML um fluxo constante de suínos de qualidade provenientes de seus clientes de ração, alavancando a parceria estratégica com a Topigs Norsvin – uma das empresas líderes mundiais em genética suína. Esta cooperação valida ainda mais o compromisso conjunto das partes em profissionalizar o setor agrícola e impulsionar a produtividade em toda a cadeia de valor da proteína animal.
Conectando patrimônio
A expectativa é de um futuro promissor para a combinação das organizações De Heus e MNS Feed, que se tornará a maior empresa de nutrição animal ativa no mercado de rações independente vietnamita. Ela reunirá a rica história, conhecimento e experiência de ambas as organizações: os mais de 100 anos de experiência nutricional da De Heus e o pioneirismo da MNS Feed em nutrição animal com marcas herdadas de sucesso – isto, somado a mais de uma década de crescimento dinâmico no Vietnã.
O CEO da De Heus na Ásia, Gabor Fluit, destacou: “Estamos muito satisfeitos com esta aquisição marcante para a De Heus. Damos as boas-vindas aos clientes e funcionários da MNS Feed para a família De Heus e estamos convencidos de que a combinação do negócio altamente respeitado da MNS Feed junto à organização De Heus trará benefícios para todos. Ambas as empresas têm forte reputação no mercado e se orgulham de entregar produtos de alta qualidade aos clientes e de oferecer-lhes o melhor serviço disponível. Continuaremos a fazer isso ao mesmo tempo em que obtemos o melhor dos “dois mundos”, criando uma empresa ímpar de nutrição animal e de alto nível, que estará pronta para um futuro brilhante no crescente mercado de ração vietnamita”.
O futuro
O Diretor Geral da De Heus no Vietnã e Camboja, Johan van den Ban, salientou que a De Heus continuará a desenvolver novas iniciativas para a cadeia de valor, com foco na proteção da qualidade do produto e na melhoria da posição dos produtores e vendedores de pecuária e aquicultura. E destacou: “Esta transação acelerará a implementação do nosso compromisso de elevar a cadeia de valor da proteína animal no Vietnã em termos de segurança alimentar, produtividade e sustentabilidade. Junto aos pecuaristas empreendedores, nossos distribuidores de rações, funcionários e parceiros estratégicos, estamos prontos para ainda mais crescimento e sucesso”. A transação entrará em vigor após o recebimento da aprovação regulamentar habitual (esperada ainda para 2021).