Os resultados são parciais, mas as exportações de carnes do mês de abril já estão praticamente sacramentadas. E apontam que as três carnes (considerado apenas o produto in natura) encerrarão abril corrente com volume superior ao de um ano atrás.
Faltando apenas dois dias para o fechamento do mês, alguns resultados continuam negativos. Como o volume e a receita das carnes de frango e suína. Mas isso só ocorre porque os dados divulgados pela SECEX/MDIC têm como parâmetro o volume e a receita média diária. Como abril corrente tem quatro dias úteis a mais que o abril anterior, isto faz enorme diferença.
Exemplificando em relação a abril de 2023, a carne de frango já acumula embarques 3% superiores, enquanto na carne bovina esse índice sobe para 85%. Só a carne suína ainda não alcançou os 100% de um ano atrás, mas a diferença deve ser revertida nos dois últimos dias deste mês.
No tocante à receita, a da carne bovina já é 75% superior à do mesmo mês do ano passado, enquanto a da carne de frango está apenas 1,37 ponto percentual aquém do valor do auferido há um ano. Quer dizer: também fecha o mês com resultado positivo.
Neste caso, somente a carne suína tende a permanecer com receita inferior. Mas o resultado negativo não será nada parecido com a redução de 24% sinalizada pela média diária, devendo chegar, no máximo, aos 7%.