No decorrer da semana passada (12ª semana de 2023, 19 a 25 de março) enquanto o mercado de boi gordo se manteve retraído até meados da semana pela debilidade no mercado interno de carne bovina, a liberação das exportações para a China criou aquecimento nos negócios realizados junto aos pecuaristas e expressivos reajustes nos dois últimos dias de negócios.
O resultado no mercado de boi vivo foi um preço médio semanal de R$285,08 por arroba, significando incremento de 2,5% na semana e queda expressiva de 18,1% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado no decorrer de março alcança R$278,24, significando retrocessos de 4% e 19,3% sobre, respectivamente, fevereiro último e março do ano passado.
A semana atual (13ª semana de 2023, 26 de março a 1º de abril) tende a apresentar um comércio varejista lento pela pouca capacidade aquisitiva dos consumidores. A maior ou menor demanda pelo boi gordo se dará mais por uma possível necessidade dos frigoríficos com atuação no mercado externo necessitarem de aumentar as escalas de abate.