No decorrer da semana passada (19ª semana de 2023, 07 a 13 de maio) o comércio varejista foi mais movimentado por encontrar um consumidor restabelecido em sua capacidade aquisitiva, culminando em um protagonismo maior das carnes em preparação para as celebrações familiares relacionadas ao Dia das Mães.
O resultado foi um preço médio semanal da arroba do boi vivo de R$273,08, significando incremento de 2,5% sobre a semana anterior e queda de 16% sobre a mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado no decorrer de maio, por sua vez, atingiu R$270,12, significando quedas de 5,5% sobre abril último e de 16,4% sobre maio do ano passado.
A semana atual (20ª semana de 2023, 14 a 20 de maio) tende a apresentar um comércio varejista mais moroso por adentrar o período da segunda quinzena onde o consumidor perde gradativamente seu poder de compra. De toda forma, a reposição de mercadoria na abertura da semana tende a dar o ritmo dos negócios. Havendo maior necessidade de boi gordo para repor ou aumentar escalas de abate, os pecuaristas podem continuar buscando melhores condições de comercialização.