No decorrer da semana passada (20ª semana de 2023, 14 a 20 de maio), terceira de maio, o comércio varejista adentrou o período de menor capacidade aquisitiva da população e, com isso, os preços passaram a ser impactados negativamente, impondo aos pecuaristas novas baixas na comercialização do boi gordo.
O resultado foi um preço médio semanal da arroba do boi vivo de R$267,89, significando quedas de 1,9% sobre a semana anterior e de 16,4% sobre a mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado no decorrer de maio, por sua vez, retrocedeu para R$269,33, significando quedas de 5,8% sobre abril último e de 16,6% sobre maio do ano passado.
A semana atual (21ª semana de 2023, 21 a 27 de maio) tende a apresentar um consumidor com menor capacidade aquisitiva e, com isso, diminuindo aquisições no comércio varejista. Assim, não se tem expectativas positivas para o período e, aparentemente, a manutenção na cotação do boi gordo já aparenta ser bom negócio para os pecuaristas, considerando que no mesmo período da semana passada houve queda no preço de comercialização.