No decorrer da semana passada (21ª semana de 2022, 22 a 28 de maio), o mercado varejista continuou fragilizado no consumo de carne bovina e, com isso, os negócios realizados com o boi gordo junto ao pecuarista sofreram pequeno revés logo na abertura da semana, se mantendo inalterado nos dias subsequentes.
O resultado foi um preço médio semanal de R$310,00 por arroba de boi vivo que significou queda de 1,6% na semana e valor idêntico ao recebido no mesmo período de 2021. O preço médio acumulado em maio caiu para R$319,25, equivalendo a queda de 4,1% sobre abril último, mas, ainda, apresentando índice positivo de 2,6% sobre maio do ano passado.
A semana atual (22ª semana de 2022, 29 de maio a 04 de junho) pode apresentar o início de maior movimentação de boi gordo em preparação para a esperada restauração na capacidade aquisitiva dos consumidores. Se houver uma demanda mais aquecida, os pecuaristas podem disputar melhores condições de comercialização. Mas, por ora, a tendência aparenta ser de estabilidade nas cotações.