No decorrer da semana passada (25ª semana de 2022, 19 a 25 de junho), os pecuaristas continuaram apresentando oferta ajustada de boi gordo pronto para abate e, com isso, os negócios realizados permaneceram em ambiente firme, embora com preço estabilizado.
O resultado foi um preço médio semanal de R$320,00 por arroba de boi vivo que se manteve inalterado em relação à semana anterior, mas, significando pequena retração de pouco mais de meio por cento sobre a mesma semana de 2021. Por ora, o preço médio acumulado em junho se encontra em R$315,29, equivalendo a baixas de 1% sobre maio último e de 1,3% sobre junho do ano passado.
A semana atual (26ª semana de 2022, 26 de junho a 02 de julho) não apresenta expectativa positiva no comércio varejista por encontrar um consumidor esgotado financeiramente. Por outro lado, a baixa oferta de boi gordo e escalas ajustadas de abate podem proporcionar a possibilidade de uma demanda mais acentuada por parte dos compradores visando a uma próxima reativação do mercado interno e o atendimento do mercado externo.
Se realmente acontecer, os negócios realizados junto aos pecuaristas podem vir a conceder melhores condições de comercialização. De toda forma, no ano passado, o período foi de estabilidade em valor levemente acima do atual.