No decorrer da semana passada (28ª semana de 2022, 10 a 16 de julho), o mercado de carne bovina não mostrou o dinamismo esperado e, com isso, mesmo os pecuaristas apresentando disponibilidades ajustadas de boi gordo, a demanda mais retraída por parte dos compradores impuseram a manutenção dos preços.
O resultado foi um preço médio semanal de R$325,00 por arroba de boi vivo que significou incrementos de 0,3% em relação à semana anterior e de 2% sobre a mesma semana de 2021. Por ora, o preço médio acumulado no decorrer de julho se encontra em R$324,09, equivalendo a aumentos de quase 1,8% sobre junho último e de 1,3% em relação a julho do ano passado.
A semana atual (29ª semana de 2022, 17 a 23 de julho) adentra o período em que o consumo vai apresentando retração gradativa no comércio varejista pela perda na capacidade aquisitiva da população. E embora os pecuaristas estejam com disponibilidades ajustadas de boi gordo pronto para abate, os compradores devem começar a pressionar por condições favorecidas. Resta saber se os pecuaristas vão transigir no preço ou não.