No decorrer da semana passada (2ª semana de 2023, 08 a 14 de janeiro) o mercado de carne bovina seguiu mostrando debilidade no comércio varejista e, com isso, os pecuaristas absorveram duas baixas de preço na comercialização do boi gordo junto aos frigoríficos que estiveram presentes no mercado.
O resultado foi um preço médio semanal de R$282,80 significando quedas de 1,1% na semana e de 17,1% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio de janeiro apresenta quedas de 1,5% sobre dezembro último e de 16,4% em relação a janeiro do ano passado.
A semana atual (3ª semana de 2023, 15 a 21 de janeiro) adentra o período da segunda quinzena onde o consumidor começa a mostrar gradativo arrefecimento em seu poder aquisitivo. E isso tende a deixar os negócios mais fragilizados junto aos pecuaristas pelo baixo interesse dos frigoríficos em aumentar escalas de abate. Mesmo assim, a possibilidade dos pecuaristas segurarem o boi no pasto pode favorecer, pelo menos, a manutenção da cotação no decorrer do período.