Na semana passada (30ª semana de 2023, 23 a 29 de julho) o comércio varejista seguiu apresentando a debilidade própria da segunda quinzena, com a queda na capacidade aquisitiva do consumidor. Com isso, os negócios realizados com o boi gordo junto aos pecuaristas também seguiram impactados negativamente nos fechamentos realizados com os frigoríficos.
O resultado foi um preço médio semanal de R$244,13 na arroba do boi vivo que significou quedas de 2,2% na semana e de 25% sobre a mesma semana do ano passado. No decorrer de julho, o preço médio da arroba do boi gordo atingiu R$251,16, significando incremento próximo de 1% sobre junho último, enquanto significou queda expressiva de 22,6% sobre julho do ano passado.
No decorrer da semana atual (31ª semana de 2023, 30 de julho a 05 de agosto) é possível que o mercado de boi gordo comece a apresentar maior movimentação diante da proximidade na recuperação da capacidade aquisitiva da grande massa de trabalhadores e aposentados. E isso pode vir a favorecer melhores condições de comercialização aos pecuaristas, dependendo da necessidade dos frigoríficos em suas escalas de abate.