No decorrer da semana passada (3ª semana de 2023, 15 a 21 de janeiro), início da segunda quinzena de janeiro, o mercado de carne bovina seguiu mostrando baixo desempenho no comércio varejista e, com isso, os pecuaristas absorveram nova queda de preço na comercialização do boi gordo junto aos frigoríficos.
O resultado foi um preço médio semanal de R$279,20 significando quedas de 1,3% na semana e de 17,9% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio no decorrer de janeiro alcança R$282,67, apresentando quedas de 2,1% sobre dezembro último e de 16,9% em relação a janeiro do ano passado.
A semana atual (4ª semana de 2023, 22 a 28 de janeiro) tende a apresentar ainda maior arrefecimento no giro de carne bovina pelas dificuldades financeiras dos consumidores neste período do mês. Com isso, os fechamentos devem seguir fragilizados junto aos pecuaristas pelo baixo interesse dos frigoríficos em aumentar aquisições. Assim, a manutenção da cotação já aparenta ser bom negócio. No mesmo período do ano passado a estabilidade prevaleceu. A diferença é que o patamar era expressivamente superior ao atual.