No decorrer da semana passada (47ª semana de 2023, 19 a 25 de novembro) mesmo considerando o período de maior debilidade no comércio varejista, os negócios realizados com o boi vivo junto aos pecuaristas apresentaram pequenas altas e baixas que culminaram em leve ganho no preço semanal.
O resultado foi um preço médio semanal de R$234,65, significando pequena valorização de 1,3% na semana e queda expressiva de 18,4% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado em novembro na comercialização do boi gordo atingiu R$232,96, significando quedas de 2,1% sobre outubro último e de significativos 17,8% sobre novembro do ano passado.
A semana atual (48ª semana de 2023, 26 de novembro a 02 de dezembro) sinaliza os últimos dias de novembro e a chegada de dezembro, mês das festas. É possível que o comércio varejista mostre maior movimentação com o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O mercado de boi gordo, por sua vez, dependerá da necessidade dos frigoríficos em aumentar ou não a escala de abate para atendimento ao mercado interno. Se houver uma demanda mais volumosa, os pecuaristas podem disputar melhores condições de negociação.