No decorrer da semana passada (4ª semana de 2023, 22 a 28 de janeiro) o mercado físico de gado esteve fragilizado pelo pouco dinamismo verificado no consumo de carne bovina. Com isso, os pecuaristas absorveram duas baixas de preço. De toda forma, no último dia negócios, por uma ação mais volumosa de alguns frigoríficos, houve a possibilidade de recuperar um pouco das margens perdidas no período.
O resultado foi um preço médio semanal de R$274,20 significando quedas de 1,8% na semana e de 19,4% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio no decorrer de janeiro alcança R$280,55, apresentando quedas de 2,8% sobre dezembro último e de 17,6% em relação a janeiro do ano passado.
A semana atual (5ª semana de 2023, 29 de janeiro a 04 de fevereiro) traz a possibilidade dos frigoríficos buscarem novas aquisições junto aos pecuaristas visando aumentar a escala de abate para atendimento ao mercado de exportação que já começa a mostrar maior dinamismo. Se realmente acontecer, os pecuaristas devem continuar pressionando os frigoríficos na busca por novos reajustes.