No decorrer da semana passada (6ª semana de 2023, 05 a 11 de fevereiro) o mercado de carne bovina apresentou boas condições junto aos pecuaristas favorecendo a obtenção de dois reajustes no período. Contribuiu para isso a menor oferta de boi gordo por parte dos pecuaristas que tem boas condições de pastagens para manter seu animal no campo e, por outro lado, uma demanda mais acentuada por parte dos frigoríficos.
O resultado foi um preço médio semanal de R$282,80 por arroba, significando aumento de 2,5% na semana, enquanto apresentou queda de 16,8% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado em fevereiro apresenta ínfima evolução sobre janeiro último e queda expressiva de 18% em relação a fevereiro do ano passado.
A semana atual (7ª semana de 2023, 12 a 18 de fevereiro) traz presente o período de passagem da primeira para a segunda quinzena onde o mercado doméstico começa a apresentar esmorecimento pela perda na capacidade aquisitiva da população. E o período religioso da Quaresma na semana vindoura normalmente não traz boas perspectivas. Assim, a possibilidade do mercado se manter firme vai depender da capacidade dos pecuaristas em continuar mantendo o boi no pasto ou haver forte incremento na demanda visando o atendimento ao mercado de exportação.