No decorrer da semana passada (9ª semana de 2023, 26 de fevereiro a 04 de março) o mercado de carne bovina seguiu em baixos patamares pelo consumo mais retraído do período. Do outro lado, os frigoríficos seguiram aproveitando a oportunidade após o relato sanitário no setor para conseguir melhores condições de comercialização na aquisição de boi gordo junto aos pecuaristas.
O resultado foi um preço médio semanal de R$272,52 por arroba, significando baixas de 2,7% na semana e de 20,1% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado nestes primeiros dias de março alcança R$273,85, significando retrocessos de 5,5% e 20,6% sobre, respectivamente, fevereiro último e março do ano passado.
A semana atual (10ª semana de 2023, 05 a 11 de março) traz a expectativa de que o mercado doméstico alcance maior movimentação pelo recebimento de salários e aposentadoria. Assim, dependendo da demanda por parte dos frigoríficos, o ambiente pode apresentar maior firmeza e pecuaristas pressionando por melhores condições de comercialização.