As três carnes iniciaram o mês sinalizando bons resultados nas exportações de outubro corrente. Porém, o destaque inicial, desta vez, vai para a carne suína, pois seus embarques na primeira semana do mês (4 de um total de 23 dias úteis) aumentaram, pela média diária, 42,43% em relação à média diária de outubro de 2023.
A carne bovina perdeu o ritmo anterior, mas, ainda assim, segue em significativa expansão. Na semana seus embarques diários registraram aumento anual de 12,43%, índice pouco aquém do registrado pela carne de frango – aumento de 13,51%.
Porém, mais auspicioso ainda é o fato de as três carnes demonstrarem excelente recuperação nos preços. É verdade que a carne bovina ainda permanece com preço negativo, mas a diferença agora é mínima, de apenas 0,03%, o que corresponde a pouco mais de um dólar a menos. Já os preços alcançados pelas carnes de frango e suína se encontram quase 11% acima dos registrados um ano atrás.
Com tais desempenhos, os ganhos na receita cambial atingem níveis excepcionais na comparação com outubro de 2023, pois ficam próximos de 58% para a carne suína, ultrapassam os 25% para a carne de frango e chegam a quase 12,5% para a carne bovina.
Ressalve-se que tais resultados se referem à média diária. Ou seja: mesmo mantida a receita diária atual, os índices de expansão mensal serão ainda superiores, pois outubro corrente, com 23 dias úteis, tem dois dias úteis a mais que idêntico mês do ano passado.