Embora o primeiro mês do ano apresente, normalmente, resultados moderados, os embarques de carnes de janeiro corrente seguem a todo vapor.
Nos sete primeiros dias úteis do ano (1ª e 2ª semanas de 2025) os melhores resultados foram registrados pelo frango abatido, cujos embarques – pela média diária – aumentaram 37% em relação a janeiro de 2024. Mas as carnes suína e bovina não ficaram muito atrás, já que seus volumes apresentaram aumentos anuais de, respectivamente, 21% e 15%.
Também os preços médios apresentam resultados positivos. E, aqui, quem fica um pouquinho para trás é a carne de frango, cujo preço médio se encontra, no momento, 9% acima do alcançado há um ano. Já as carnes bovina e suína obtêm aumentos de preço próximos de 12%.
Naturalmente, tais ganhos (no volume e no preço) repercutem diretamente na receita cambial. Neste caso, a carne de frango surge, novamente, com o melhor resultado, pois sua receita – pela média diária – se encontra 50% acima da registrada em janeiro de 2024. Logo atrás vem a carne suína, com aumento anual de 35% e, a seguir, a carne bovina, com receita média diária 28% acima da auferida há um ano.
Comparado o volume até agora acumulado com o total de janeiro de 2024, a carne bovina já alcança 40% do total, a carne suína 42% e a carne de frango 48%.