Neste sábado, 22 de junho, será realizado na fazenda Sol Posto, em Campo Maior – PI, o dia de campo “Pecuária sustentável com técnicas de agricultura de baixo carbono”. O evento faz parte da programação dos 49 anos da Embrapa Meio-Norte, completados no dia 13 de junho. O dia de campo é uma oportunidade para técnicos, agropecuaristas, professores e estudantes de ciências agrárias e áreas afins obterem informações e orientações sobre a tecnologia Integração Lavoura, Pecuária, Floresta, uma alternativa para a produção sustentável.
<<INSCREVA-SE AQUI>>
O evento está organizado em estações técnicas, sendo a primeira sobre “Milho + capim para produção de forragem para o período da entressafra e os benefícios no solo”, apresentada pelos pesquisadores Raimundo Bezerra e Francisco de Brito Melo.
A estação 2 tem como tema “Forragem conservada (Silagem e Pré-secado) para suplementação na cria, recria e engorda no período da entressafra”, apresentada pelo analista Francisco das Chagas Monteiro e por Anísio Ferreira Lima Neto, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte.
Na estação 3 será mostrado o “Sistema Creep Feeding e sanidade animal para aumento da produtividade na ovinocultura”, pelas pesquisadoras Tânia Maria Leal e Izabella Hassum. Esse sistema consiste em um cocho privativo para alimentação de borregos, uma estratégia de manejo nutricional utilizada para potencializar o crescimento de borregos por meio da garantia do consumo de um concentrado (ração), evitando o efeito de competitividade no consumo com animais adultos.
A quarta e última estação abordará os Sistemas integrados de produção com foco no aumento da produtividade, precocidade e redução de emissão de metano entérico em bovinos e será apresentada pelo pesquisador Geraldo Magela Carvalho e pelo analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos (Sobral – CE), Marcílio Frota.