Apresentando o cenário atual da genética bovina no Brasil, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), abriu a VI Reunião Anual da ABRAA. Durante a palestra, ministrada pelo Executivo da ASBIA, Cristiano Botelho, foram relatados os números e perspectivas do mercado de sêmen.

O evento, organizado pela Associação Brasileira de Andrologia Animal (ABRAA), reúne profissionais em um espaço de debate livre e ético sobre a área. Este ano, o congresso é promovido na cidade de Campinas (SP), entre os dias 10 e 11 de junho.
O cronograma visa aquecer o debate de assuntos técnicos que objetivam à atualização profissional e, principalmente, o estímulo técnico e a troca de experiências sobre os desafios diários encontrados pelos participantes. Dentre os principais temas abordados estão: sêmen e Inseminação Artificial em Tempo Fixo e o exame andrológico.
Conforme Cristiano Botelho, a palestra de abertura proporcionou um momento de aproximação entre as empresas do setor, que puderam conhecer ainda mais sobre os dados mercadológicos divulgados pela ASBIA. “A reunião possui uma importância imensa, porque todas as centrais de biotecnologia e todas as equipes que trabalham com andrologia, não só nas centrais, como também no campo, estavam presentes lá para essa troca de experiências”.
No final do último mês, a ASBIA divulgou o novo Index, referente ao 1º Trimestre de 2022. A publicação evidencia a constante dinâmica do setor da genética bovina nacional. O principal destaque apontado pelo relatório é o crescimento das exportações de doses de sêmen. Nos três primeiros meses deste ano, 229.620 doses foram exportadas – um crescimento de 53% em relação ao mesmo período de 2021. Os números relacionados à prestação de serviço na saída de doses do mercado também são positivos, alcançando um incremento de 8% em relação ao ano passado.
O Index ASBIA 1° Trimestre de 2022 está disponível para download no site da associação.