Médico veterinário e produtor de leite em Mariluz, Eduardo Lucacin, assume no lugar de Wilson Thiesen, diretor do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR).
O Conseleite-PR, conselho paritário que reúne representantes dos bovinocultores de leite e agroindústrias de lácteos do Paraná, tem um novo presidente. Tomou posse o médico veterinário e produtor de leite em Mariluz, Eduardo Lucacin, que assume no lugar de Wilson Thiesen, diretor do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR). Lucacin já havia assumido a presidência da Comissão Técnica (CT) de Bovinocultura de Leite do Sistema FAEP em maio deste ano, no lugar de Ronei Volpi.
“Profissionalmente é a maior honra da minha vida ocupar o cargo de presidente da Comissão Técnica e do Conseleite. Fico muito entusiasmado porque acompanhei a criação do Conseleite como produtor. Desde então, passou a ser de interesse na minha vida”, lembrou o novo presidente.
Além disso, o recém-empossado no cargo recordou o fato de o Paraná ter sido o primeiro a criar um Conseleite, colocando o Estado como protagonista do cenário nacional dos lácteos. “Hoje, os Conseleites representam quase 70% do leite comercializado no país. Se nós pensarmos isso, o Conseleite do Paraná tem uma importância nacional imensurável. Então, chego na função de presidente entusiasmado e muito animado, apesar de todos os desafios vividos pela cadeia”, destaca Lucacin.
Pelo estatuto, a renovação dos conselheiros é realizada a cada dois anos, sendo que a presidência do Conselho é revezada: um ano pelo líder dos representantes dos produtores rurais e um ano por parte do representante das indústrias. O novo ciclo, portanto, segue até dezembro de 2026. Nos primeiros 12 meses, a presidência será de Eduardo Lucacin e, nos 12 meses seguintes, conduzida por um representante a ser indicado pelas agroindústrias.