O Governo de Goiás, por meio da Emater Goiás, Secretaria de Agricultura do Estado (Seapa) e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), retomaram as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos específico para a cadeia láctea (PAA Leite). Instituições sociais que assistem famílias em vulnerabilidade social dos municípios de Ipameri e Bela Vista de Goiás foram beneficiadas.
Por meio do PAA Leite, o Governo de Goiás compra o leite produzido por organizações associativas ou cooperativas de agricultores familiares e, após o beneficiamento, doa a entidades sociais, sendo repassado em seguida a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Em Ipameri, as doações foram para a Associação Pestalozzi, que assiste pessoas com deficiência no município, e para a Associação Adelino de Carvalho, que realizaram as entregas simultâneas para famílias da comunidade.
Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, essa é a etapa mais gratificante do programa. “As entregas fortalecem o trabalho realizado no campo pelos produtores de leite e garante alimento de qualidade na mesa das famílias goianas assistidas pelos programas sociais do estado”, comemora.
Já em Bela Vista, as entregas do PAA Leite foram realizadas para a Fundação Municipal do Idoso Casa Dona Neném Lucindo e para a Associação Obra do Berço, que semanalmente receberão 72 e 700 litros, respectivamente. O leite que está sendo doado foi adquirido da Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo), que foi classificada no edital de seleção do programa.
A coordenadora da regional Rio das Antas, Géssyca Neves, acompanhou as entregas e conta que o leite será essencial na alimentação das pessoas assistidas por estas entidades. “Além de ser consumido na sua forma convencional, o leite também será utilizado para preparo de vitaminas, bolos e quitandas, que são utilizadas nas refeições que são servidas nesses locais”, explica.
A previsão é que, até março de 2025, sejam distribuídos 1,14 milhão de litros de leite, beneficiando cerca de 17 mil famílias em vulnerabilidade social em todo o estado. O investimento total desta edição do programa é de R$ 10 milhões, com recursos destinados à compra de leite produzido por cooperativas e associações de agricultores familiares. Após o beneficiamento, o leite é doado a entidades sociais, que, por sua vez, repassam o alimento a famílias que enfrentam insegurança alimentar e nutricional.