A Epagri/Ciram deu um passo importante na pesquisa sobre o impacto do estresse térmico em vacas leiteiras ao instalar uma nova estação agrometeorológica em Itapiranga, a primeira da rede a transmitir dados via internet. Esta estação faz parte do projeto “Efeito do estresse térmico por calor em vacas leiteiras”, cujo objetivo é mensurar os efeitos do calor extremo na produção de leite, utilizando globos negros para medir variáveis climáticas essenciais, como temperatura, precipitação e velocidade do vento.
Instalada na propriedade leiteira Hauser’s Hof, a nova estação entrou em operação no dia 7 de setembro e é a quarta em Santa Catarina a contar com globos negros, que são esferas ocas pintadas de preto e equipadas com termômetros para indicar os efeitos combinados da energia radiante, temperatura e velocidade do ar. Esses fatores são cruciais para avaliar o conforto térmico do gado e, segundo Gerson Conceição, pesquisador da Epagri/Ciram e líder do projeto, a temperatura radiante direta será utilizada para determinar o risco de estresse térmico nas vacas leiteiras.
Em Itapiranga, conhecida por suas grandes amplitudes térmicas e localizada na região que responde por cerca de 75% da produção de leite de Santa Catarina, a nova estação ajudará a monitorar o conforto térmico dos animais e suas implicações na produção. Altas temperaturas podem gerar estresse e prejudicar a saúde e a produtividade do gado leiteiro, resultando em queda na produção de leite.
Os dados coletados em tempo real da rede de monitoramento, que já conta com 320 pontos agro-hidrometeorológicos em todo o estado, permitem que pesquisadores da Epagri e outras instituições tomem decisões informadas sobre a gestão da produção leiteira e o manejo do gado, além de fornecerem alertas sobre doenças nas principais culturas agrícolas do estado.