Os Estados Unidos se consolidaram como mercado importante para a Minerva Foods no último ano, segundo o presidente da companhia, Fernando Galletti de Queiroz, em entrevista nesta quarta-feira. De acordo com o executivo, no último trimestre de 2021, quando as exportações de carne bovina do Brasil para a China ainda estavam suspensas, os EUA chegaram a representar, em certo momento, 30% dos destinos da companhia.
No acumulado de 2021, a Ásia representou 52% das exportações da Minerva, seguida pelos países do Nafta (16%), sobretudo os Estados Unidos. Mesmo com o fim do embargo das exportações de proteína brasileira para o país asiático, anunciado em 15 de dezembro, os EUA continuaram demandando na mesma proporção, segundo Queiroz. “A carne produzida na América do Sul, especificamente no Brasil, contém um teor de gordura menor, o que é fundamental para a indústria norte-americana”, avalia.
Há pouco, a companhia divulgou seus resultados financeiros no quarto trimestre de 2021, quando registrou lucro líquido de R$ 150,3 milhões, alta de 31,7% ante igual período de 2020.