A JBS anunciou ontem (28/10) o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra e o ex-presidente da Fiat no Brasil e na América Latina, Cledorvino Belini, como os novos integrantes de seu conselho de administração. Turra e Belini, que serão membros independentes do colegiado, vão substituir Wesley Batista Filho e Aguinaldo Gomes Ramos Filho, que renunciaram à função.
Francisco Turra foi ministro da Agricultura entre 1998 e 1999, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Ele também presidiu a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e, mais recentemente, foi presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entidade da qual ainda é conselheiro.
Já Belini presidiu a Fiat no Brasil e na América Latina por 11 anos, entre 2004 e 2015, e foi também presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) entre 2010 e 2013. Seu cargo mais recente foi o de diretor-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que ocupou de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020.
Além da dupla, integram o conselho da empresa Jeremiah O’Callaghan (presidente do colegiado), José Batista Sobrinho (o Zé Mineiro, fundador da JBS), Alba Pettengill, Gilberto Xandó Baptista, Márcio Guedes Pereira Júnior, Gelson Luiz Merisio e Leila Abraham Loria.