As informações disponibilizadas no serviço de estatísticas do comércio exterior (comex stat) indicam que a exportação de carne bovina apresentou nova queda em abril último, atingindo o mais baixo volume do primeiro quadrimestre.
O total embarcado no mês atingiu quase 133,6 mil toneladas, significando quedas de 10% e 27,9% sobre, respectivamente, março último e abril do ano passado.
O volume acumulado no primeiro quadrimestre atingiu perto de 609 mil toneladas, significando queda de 13,9% sobre o mesmo período do ano passado. Mesmo assim, o acumulado nos últimos 12 meses – maio de 2022 a abril de 2023 – atingiu 2,165 millhões de toneladas, equivalendo a aumento de 8,6% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
Os dados divulgados em relação aos embarques de carne bovina na primeira semana de maio apontam para expressivo crescimento no volume e receita. Assim, o mercado externo começa a sinalizar maior aquecimento. Resta saber se já é reflexo de uma recuperação nos embarques para a China.