No Dia Internacional da Mulher, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o grupo de aves e suínos, ligada ao Instituto Pensar Agro (IPA), homenageou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pelos serviços prestados ao setor. O evento contou com a participação de membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), do presidente Jair Bolsonaro, dos ministros do Meio Ambiente, Infraestrutura e Casa Civil.
O presidente da FPA, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), destacou que a vocação do país é a produção de alimentos. “Que todos se sintam representados hoje aqui por essa homenagem feita à nossa querida ministra Tereza Cristina. Dá muito orgulho quando a gente vai lá fora (do país), ou quando a gente anda pelo Brasil e vê o tamanho do agro. A vocação principal do povo brasileiro é a produção de alimentos,” disse.
O diretor de relações institucionais da ABPA, Marcelo Osório, falou em nome da ABPA e dos mais de 130 associados do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), ressaltando que reconhecem o brilhantismo e liderança da ministra durante esses três anos à frente da pasta.
“A senhora conduziu com extrema habilidade técnica e política uma pasta difícil e complexa”, disse Marcelo Osório, ao destacar que, segundo ele, a pandemia foi a maior crise de todos os tempos. “A ministra Tereza Cristina soube liderar de maneira ímpar e fazer articulação nacional para que não faltasse alimentos na mesa do brasileiro.”
A ministra Tereza Cristina transpareceu emoção ao receber a homenagem. “É um prazer enorme, é muito gratificante ser homenageada no final de um ciclo, estou aqui sem palavras para agradecer,” disse acrescentando que várias mudanças relevantes foram realizadas no setor e destacou a simplificação dos processos.
Já o presidente da República, Jair Bolsonaro, presente na homenagem, destacou que “é mais que uma honra estar aqui no meio de brasileiros que produzem, que nos orgulham e cada vez mais são responsáveis pelo futuro do nosso país. Muito obrigado a todos vocês, parabéns a todas as mulheres do Brasil e em especial a nossa ministra Tereza Cristina.”