Empilhando resultados positivos no ano de 2022, a FriGol alcançou faturamento de R$ 970 milhões no 2º trimestre e acumulou R$ 2 bilhões no semestre. Além da eficiência operacional e da força das exportações, esses números refletem também uma nova dinâmica da empresa de reforçar sua marca no mercado interno, mostrar a excelência de seus produtos e melhorar a experiência do cliente, sejam eles varejistas ou consumidores finais. Na liderança desse direcionamento está Pedro Bordon, diretor comercial, há quase 1 ano na empresa e que tem implantado um novo olhar e dinâmica para as áreas comercial e de marketing.
A FriGol é um grande player do mercado nacional e internacional e precisa reforçar a força de sua marca por meio do portfólio e do forte relacionamento com clientes e consumidores, explica Bordon. “Neste ano, intensificamos ainda mais a presença em feiras e eventos, com foco não apenas em posicionamento da marca, mas também para ouvir as demandas de quem compra e consome e demonstrar nossas melhores práticas ao mercado”, completa o executivo.
Nesse sentido, a empresa tem sido presença constante em diversas cidades do Estado no projeto APAS Experience, realizado pela Associação Paulista de Supermercados, que reúne profissionais que atuam na cadeia de abastecimento de alimentos e supermercadistas para discutir oportunidades de negócios com o foco em oferecer qualidade ao consumidor, sempre com apoio do varejista. Em julho, a FriGol participou do evento em Ribeirão Preto e, em setembro, já tem presença confirmada na edição Sorocaba.
Também com foco no fortalecimento da relação com varejistas, a FriGol tem ampliado o projeto Açougue Completo FriGol, criado em 2017. Nele o supermercadista recebe orientação personalizada para melhorar a exposição dos produtos e o atendimento ao consumidor, garantindo que o alto padrão do frigorífico chegue até o shopper. Com uma disposição mais adequada e bonita, com cortes artísticos que valorizam as carnes, inclusive no balcão de autosserviço, a proposta garante carnes sempre frescas, acondicionadas adequadamente, com o manuseio padronizado e o menor tempo possível entre a produção e a mesa das famílias. Atualmente, há 42 unidades de Açougues Completo FriGol instalados em diversos supermercados do Estado de São Paulo; sendo que sete deles foram inaugurados neste ano. Além disso, durante 2022, mais de 1.300 estabelecimentos receberam produtos da linha Açougue Completo, são peças selecionadas e a ponto de corte que agilizam a operação no açougue do varejista.
“Somos um dos cinco principais frigoríficos do Brasil, exportamos para mais de 60 países e, quando falamos em mercado nacional, temos nossa fortaleza no interior paulista — em especial no varejo de médio e pequeno porte. Há 50 anos somos parceiros de nossos clientes varejistas e o Açougue Completo é um exemplo bem-sucedido dessa parceria”, explica Bordon.
A estratégia da companhia para o mercado interno engloba a diversificação de produtos, com seis diferentes marcas criadas para facilitar a experiência dos consumidores no ponto de venda. Além da linha de carnes tradicionais FriGol, a empresa conta com as marcas FriGol Chef Churrasco, com cortes especiais prontos para a grelha; Grand Chef Suínos Temperados; FriGol Angus, certificado pela Associação Brasileira de Angus; e a linha VegVibe com proteína à base de plantas, que foi lançada neste ano. A empresa também produz a marca premium BBQ Secrets, comercializada principalmente para boutiques de carnes e restaurantes.
Resultado desse posicionamento, no mercado interno a vendas das linhas de produtos de valor agregado da FriGol cresceu 16% no primeiro semestre de 2022. Por fim, reforçando sua posição no Estado de São Paulo, em setembro está previsto o início de um novo centro de distribuição em Jandira. “Hoje, centralizamos nossa operação em um centro de distribuição em Bauru, que será mantido. Com a inauguração no novo CD em Jandira, que tem localização privilegiada, próxima a importantes rodovias, melhoraremos nossa eficiência logística para atender os clientes com ainda mais excelência”, explica Bordon.
Estratégias como o Açougue Completo e a diversificação de portfólio contribuem para que as marcas da FriGol sejam ainda mais conhecidas e valorizadas pelo consumidor. Além disso, reforçando o contato com o consumidor final e o fomento de momentos especiais, a empresa tem participado com frequência de diferentes eventos de churrasco, como a Churrascada, considerado um dos principais do Brasil e que ocorreu em agosto em São Paulo. Na versão 2022 da Churrascada, a FriGol ofereceu proteína para os acepipes de língua, cupim casqueirado e fraldinha com provolone e gorgonzola, que foram preparados por chefs renomados.
Outro evento importante realizado também em agosto foi o Beef Tour. O encontro, inspirado nos festivais de BBQ americanos, aconteceu no Fishing Park, em Itapetininga, no interior paulista, teve como atração principal a dupla Os Menottis e contou com a presença de alguns dos mais respeitados chefs churrasqueiros do país, oferecendo mais de 20 opções de proteínas bovinas e suínas nos mais diferentes preparos, partindo do tradicional fogo de chão, passando pelas parrillas e indo para até os pit smokers.
“A previsão é intensificarmos essa estratégia de aproximação com o cliente final, que, em 2023 se estenderá também para redes sociais e ambiente digital”, antecipa o executivo.