Parceria foi firmada durante a ExpoZebu 2025.
A partir de agora, os rebanhos registrados da raça Girolando na Bolívia poderão ter avaliações genéticas/genômicas para várias características importantes para elevar a produtividade e rentabilidade das fazendas. É o que prevê o acordo de cooperação técnica assinado no último domingo, 27 de abril, durante a feira ExpoZebu, em Uberaba/MG, entre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Associação de Criadores de Zebu da Bolívia (Asocebu Bolívia).
As duas entidades já tinham uma parceria de transferência de tecnologia, que permitiu a capacitação de técnicos bolivianos para atuarem no serviço de registro genealógico daquele país. “Com a ampliação do convênio, os criadores passam a ter acesso ao serviço de avaliação genética e genômica do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Isso contribuirá para acelerar o processo de melhoramento dos rebanhos da Bolívia a partir de informações de alta qualidade processadas pela Embrapa”, explica o presidente da Girolando Domício Arruda.
O presidente da Asocebu Bolívia, Marcelo Muñoz, destaca que o convênio beneficiará um grande número de associados, já que a raça Girolando está entre as mais registradas no país. “A raça Girolando comprovou ser a ideal para várias regiões da Bolívia, pois conseguem produzir bem mesmo em locais de clima mais quente. Com mais essa tecnologia disponível para nossos associados, o melhoramento da raça terá um salto enorme”, acredita Muñoz.
Além da entrega das avaliações dos animais, a Girolando também fará orientação técnica aos criadores para melhor utilização das informações em planejamentos genéticos das fazendas.