A Gulfood 2022 se encerrou nesta quinta-feira (17), em Dubai, depois de trazer um novo fôlego para o setor de alimentação. Foram cinco dias de alta movimentação de público. O Brasil teve mais de 120 empresas expondo na feira, com participações organizadas por instituições como a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
“Foi uma das melhores edições da Gulfood que eu participei. Realmente, a presença do Brasil foi surpreendente, entre espaços da Apex-Brasil, ABPA, Abiec, Câmara de Comércio Árabe Brasileira e individuais. A feira certamente vai superar os negócios dos últimos cinco anos”, afirmou o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, à ANBA.
O executivo também destacou a participação de companhias brasileiras que desenvolvem produtos de maior industrialização. “Estou muito satisfeito pela presença das diversas empresas com produtos de valor agregado, especialmente de prateleiras de supermercados e do setor de café”, apontou Mansour. O incentivo ao comércio de artigos de valor agregado faz parte da estratégia da Câmara Árabe.
Além das marcas que expuseram na Gulfood, o Brasil também esteve representado por missões de negócios que acompanharam em paralelo a feira e empresários brasileiros estiveram nos Emirados Árabes Unidos exclusivamente para visitar o evento. “Em nosso estande eu vi a satisfação do empresários e a realização de negócios”, disse Mansour. Oito empresas expuseram em estandes organizados pela Câmara Árabe.
O secretário-geral da Câmara Árabe acredita que por meio da Gulfood foi possível que os empresários brasileiros alcançassem vários mercados internacionais. “A feira foi muito promissora para uma nova era do comércio entre Brasil e mundo árabe. Ela vai muito além dos Emirados porque a feira é internacional e tem visitantes do Golfo, Norte da África e da Ásia. É um saldo positivo e uma satisfação muito grande para a Câmara Árabe participar e trazer as empresas, com objetivo de sucesso nessa nova fase após a pandemia”, concluiu ele.