O engenheiro agrônomo Gustavo Spadotti Amaral Castro foi empossado formalmente nesta segunda (11) como novo chefe geral da Embrapa Territorial em Campinas (SP). Na solenidade, autoridades ligadas ao agro enfatizaram a relevância deste centro de pesquisas da Embrapa para o país e desejaram sucesso ao novo dirigente. Representantes de diversas entidades do setor lotaram o auditório.
Representando o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Marcos Montes na cerimônia, a superintendente federal de Agricultura em São Paulo, Andréa Moura, destacou o papel estratégico que as pesquisas da Embrapa Territorial representam para o Brasil e afirmou ao novo chefe que será um desafio substituir o anterior, Evaristo Miranda.
Miranda também esteve na transmissão de cargo e falou sobre sua trajetória na empresa, onde atuou como chefe geral de Unidades por três mandatos. Ele disse que na Embrapa há um sentimento de paternidade, filiação e fraternidade, referindo-se aos relacionamentos construídos e vivenciados com as equipes. Atualmente Evaristo Miranda é assessor da presidência da Embrapa em Brasília.
O presidente da empresa, Celso Moretti, enumerou tecnologias e inovações de destaque geradas pelo centro de pesquisa. Falou que o agro brasileiro é movido à ciência e que o Brasil precisa mostrar ao mundo com mais ênfase como consegue produzir alimentos e conservar o ambiente.
A deputada federal Tereza Cristina, que até o mês passado ocupava o comando do ministério, também elogiou a trajetória de Evaristo e desejou um ótimo mandato a Gustavo. Ela voltou a afirmar que considera a Embrapa a “jóia da coroa” e destacou o trabalho de excelência desenvolvido pela organização.
O novo chefe, Gustavo, falou de sua paixão pela Embrapa e, emocionado, agradeceu ao apoio da família, da diretoria, de seu antecessor e de sua equipe. “A Embrapa sempre vai servir ao agro do Brasil”, reforçou. Ele assumiu o cargo em janeiro e a cerimônia desta segunda marcou a transição formalmente.
A Embrapa Territorial é uma unidade temática da Embrapa que atua na viabilização de soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência, gestão e monitoramento territorial para a sustentabilidade e competitividade da agricultura brasileira. Criada em 31 de maio de 1989, então como Embrapa Monitoramento por Satélite, está localizada em Campinas (SP), município considerado importante polo de ciência e tecnologia.