O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 registrou uma queda expressiva de 10,2% na primeira dezena de dezembro, encerrando o período cotado a R$ 316,10, conforme divulgado hoje (12) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/ESALQ). Pesquisadores do Cepea atribuem essa pressão à concentração pontual das entregas, além da resistência de vendedores diante de preços considerados baixos oferecidos por frigoríficos, o que limitou a negociação de grandes volumes de animais.
No mercado atacadista da Grande São Paulo, a carcaça casada bovina acumulou desvalorização de 3,44% nos primeiros dez dias do mês, segundo o levantamento do Cepea.
Já no mercado externo, o volume de carne bovina exportado em novembro foi 21% superior ao registrado no mesmo mês de 2022, mas apresentou retração de 15,6% em relação ao recorde de outubro. Nos primeiros dias de dezembro, os embarques voltaram a recuar em relação à última semana de novembro. Com isso, o interesse dos frigoríficos pelo boi gordo diminuiu, refletindo na queda dos preços no mercado doméstico, conforme analisam os pesquisadores.