Com faturamento acima de R$ 33 milhões no leilão de genética bovina, empresa reafirma sua trajetória de sucesso
A Katayama Pecuária realizou entre 12 e 15 de agosto o maior leilão de genética bovina do Brasil, com a distribuição de mais de 67 mil produtos, entre doadoras, sêmen, embriões, touros e matrizes. O 22o Leilão Katayama obteve um faturamento total de R$ 33.378.084,00, distribuídos em quatro eventos – o montante foi 53,74% superior a 2020, quando houve três dias de leilão. Mais uma vez, dentro do modelo virtual, o evento foi organizado pela Central Leilões e transmitido pelo Canal do Boi, com aproximadamente 26 horas de transmissão total nos 4 dias (seis a mais do que o ano passado). Os lotes foram adquiridos por 209 compradores, de 19 Estados brasileiros e também do Paraguai.
A Semana da Genética Katayama começou na quinta-feira (12), na Estância Cachoeirinha, em Guararapes (SP), interior paulista, com a venda de 16 matrizes especiais, fornecedoras de embriões de alto valor genético, que registraram um valor médio de R$ 57.281,25, com destaque para a doadora Lindalva KA, mãe de touros de central, que foi arrematada por R$ 258 mil. Na mesma noite, 410 embriões foram vendidos com valor médio unitário de R$ 882,15.
Na sexta-feira (13), a comercialização de 65.391 doses de sêmen de 13 touros Nelore Katayama em centrais arrecadou R$ 1.828.904,00, com destaque para Kochi KA, que vendeu 26 mil doses, e Potente FIV KA, que vendeu 10,1 mil doses.
No sábado (14), 1.009 touros reprodutores PKGA Genômicos Katayama foram vendidos a um preço médio de R$ 22.099,90 – foram 100 reprodutores da geração 2018 e o restante, de 2019. O destaque ficou por conta do touro Potente FIV KA, que teve 50% arrematado por R$ 324 mil – valorizando-o em R$ 648 mil. Prestes a completar dois anos de vida, Potente foi recentemente contratado pela central CRV e o condomínio comprador já participava dos royalties da venda de seu sêmen na véspera do leilão.
Por fim, no domingo (15), o evento foi encerrado com a venda de 532 matrizes, entre novilhas e vacas prenhes base de plantel da Katayama Pecuária, por um valor médio de R$ 14.985,34.
O segredo do sucesso
Os animais são criados em quatro fazendas da Katayama Pecuária, localizadas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e a venda é finalizada na sede, em Guararapes, região de Araçatuba (interior de São Paulo). “Eu só tenho a agradecer aos investidores pelo reconhecimento da nossa genética, e aos colaboradores que tornaram esse sucesso possível por meio do trabalho nas fazendas e na organização minuciosa do evento, e dizer que o resultado nos motiva a melhorar ainda mais nosso desempenho para o próximo ano”, declarou Gilson Katayama, Diretor Comercial do Grupo Katayama, que projeta um crescimento de 20% no faturamento no certame de 2022.
Para Lourenço Campo, Diretor da Central Leilões e Leiloeiro Rural, o segredo do sucesso está na genética diferenciada dos reprodutores da Katayama Pecuária, que agrega muito valor à marca. “Os números e a abrangência deste leilão foram extraordinários e reforçam a excelência da oferta da empresa junto ao seu público consumidor.”
“Quem compra da Katayama Pecuária, não compra apenas o animal, mas um pacote completo, que inclui um respaldo técnico muito importante no pós-venda, e que passa uma segurança ao cliente, de modo a torná-lo um forte parceiro da marca”, destaca João Campo, Leiloeiro Rural.
Leilão virtual
O leilão anual que acontece no mês de agosto é o principal evento da marca Katayama Pecuária, realizado, tradicionalmente, há 22 anos. Desde o ano passado, este leilão tornou-se 100% virtual, em virtude das restrições sanitárias impostas pela pandemia do Coronavírus.
“A organização e o planejamento de todo o complexo do leilão e das fazendas são impecáveis”, afirma Daniel de Paula, repórter e apresentador do Canal do Boi. “E o envolvimento de todos os parceiros é muito grande. Um leilão com mais de mil touros num só dia tem muita credibilidade no mercado. Estamos falando de uma marca muito respeitada, haja vista o índice de recompra, ou seja, o cliente volta no ano seguinte, compra novamente, e atesta sua fidelidade porque está satisfeito com os resultados de reprodução obtidos”.