No último dia 13 de maio, a Kemin Industries realizou em Campo Grande o evento Kemin Beef Talks, reunindo parceiros e clientes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Este encontro precedeu o tradicional evento Confinar, realizado nos dias 14 e 15 de maio, e destacou-se pela troca de insights e discussões sobre as novidades do setor.
João Ronchesel, Gerente de Produtos de Ruminantes da Kemin, enfatizou a importância destes eventos para a empresa. “A Kemin vem desenvolvendo reuniões e encontros com consultores, líderes de opinião e parceiros para divulgar nossa ciência, conhecimentos práticos e experiência. Queremos mostrar ao mercado que usamos a ciência como referência para nossas decisões, lançamentos e desenvolvimentos de produtos”, afirmou Ronchesel.
Durante o Confinar, foram abordados temas como as tendências e impactos no mercado de pecuária de corte e leite, incluindo a guerra e suas consequências, além de pesquisas e inovações que estão sendo aplicadas no campo. O evento também discutiu a sucessão familiar e apresentou diversos cases de sucesso de fazendas, destacando suas estratégias e práticas.
No Kemin Beef Talks, Matheus Cappellaro, gerente técnico de bovinos de corte da Kemin, que desenvolveu seu PhD nos EUA, apresentou estudos sobre a emissão de metano e como transformar esse desafio em oportunidade. “Atualmente não temos um produto exclusivo para redução da emissão de gases do efeito estufa, mas nossas tecnologias ajudam os animais a serem mais produtivos e saudáveis, com maior resiliência a infecções. Em resumo, trabalhamos para que os animais ganhem mais peso, aproveitem melhor os nutrientes; buscamos mitigar os efeitos negativos do estresse via nutrição, este e outros fatores auxiliam nossos produtores a reduzir a quantidade emitida de gases por kg de carne/leite produzido”, detalhou Ronchesel.
Outro destaque do encontro foi a apresentação de Judson Vasconcelos, Líder de Serviços Técnicos e Inovação na Kemin América do Norte, que trouxe as principais práticas utilizadas nos Estados Unidos e Austrália, além das tendências observadas nesses mercados. Vasconcelos falou também sobre “Beef on Dairy”, que envolve a prática de cruzar vacas leiteiras com touros de corte, produzindo bezerros destinados à produção de carne, otimizando assim a produção tanto de leite quanto de carne.
O sucesso do Kemin Beef Talks foi tão grande que a Kemin já está planejando um novo encontro para julho, prometendo ser o primeiro de muitos. “Acreditamos no evento e na pecuária de corte nacional. Nossa participação é fundamental para interagir com nossos parceiros e discutir as novidades do mercado. Nossos encontros reforçam a posição da Kemin como uma empresa comprometida com a inovação e a ciência aplicada, proporcionando avanços significativos para o setor de pecuária de corte no Brasil”, concluiu Ronchesel.