O atual cenário do agronegócio deixa evidente que a rentabilidade das propriedades rurais e empresas do agro requer práticas de gestão no dia a dia, aliadas à profissionalização administrativa. Com esse objetivo e procurando contribuir na formação profissional dos associados, além de capacitá-los para concorrer aos cargos relacionados aos Conselhos da Languiru conforme rege o Estatuto Social, foi concluída mais uma etapa do Programa de Formação em Gestão e Sucessão de Cooperativas.
A solenidade de formatura ocorreu no dia 01 de fevereiro, em evento realizado na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, com a presença de familiares e convidados. Estiveram aptos a receber certificado 18 participantes, entre associados, empregados e integrantes do núcleo familiar de associados.
Na noite também ocorreu o lançamento do projeto Resíduo Solidário Languiru, que busca a conscientização para cuidados com o Meio Ambiente, especialmente quanto ao descarte consciente de resíduos. A iniciativa conta com a parceria da Plastiweber e prevê a coleta de resíduos que darão origem a recursos financeiros, valores esses que serão convertidos em ações sociais para entidades beneficentes.
Aprendizado e gratidão
Falando em nome da turma, a oradora Carina Stevens agradeceu pela oportunidade. “Nossa turma foi composta por pessoas de diferentes gerações e, juntos, aprendemos muito. Contamos com professores maravilhosos, que nos ensinaram a olhar para o futuro, nos alertaram quanto às leis, nos fizeram entender como funciona a estrutura da cooperativa, nos ensinaram que precisamos prestar atenção nas pessoas, a trabalhar em equipe e a compreender os desafios da sucessão. O sentimento é de gratidão por tudo que vivemos.”
A professora paraninfa, Bernardete Billo, parabenizou a turma pela dedicação. “Tivemos a oportunidade de aprender a dizer o que pensamos e sentimos sem magoar, com empatia e assertividade. Vimos que em se tratando de sucessão familiar, todos os herdeiros querem a mesma coisa: que a propriedade cresça, frutifique e prospere, cada um com as suas estratégias. Precisamos investir no diálogo, na escuta, para criarmos pontes de conexão e cercas para darmos limites.”
Futuro
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, se disse orgulhoso em estar à frente de uma Cooperativa com visão de futuro, valorizando as possibilidades de qualificação. “Sem dúvida vocês saem desse curso melhores do que entraram, o que é uma de nossas motivações para seguirmos ofertando essa oportunidade aos associados e empregados. O curso também materializa o desejo da Languiru em formar cidadãos de bem. Parabéns pelo profissionalismo de vocês nessa busca por conhecimentos e a visão para implantar ferramentas de gestão na Languiru e nas suas propriedades rurais.”
A representante da Reitoria da Univates, Cíntia Agostini, valorizou o trabalho de parceria entre Languiru e universidade. “A aposta que a Cooperativa faz na qualificação é olhar para frente, é olhar para quem vai dar seguimento à Languiru por muitos anos. As pessoas passam, mas a organizações e o Vale do Taquari ficam. O tema da sucessão é desafiador e ao mesmo tempo oferece inúmeras oportunidades.”
Representando a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema Ocergs-Sescoop/RS), Tarcísio Minetto parabenizou a Languiru pelo projeto. “Esse grupo teve uma oportunidade diferenciada de buscar conhecimento e vivência, o que só o cooperativismo é capaz de fazer. A preparação das pessoas é fundamental, diferenciando o sistema cooperativo brasileiro.”
O curso
O Programa de Formação em Gestão e Sucessão de Cooperativas é fruto da fusão dos cursos de Sucessão Familiar e de Gestão e Liderança Cooperativa, que em edições anteriores eram desenvolvidos separadamente. O novo formato foi implementado em 2022 e contou com 13 encontros, que totalizaram 100 horas/aula.
Os diferentes módulos trataram de identidade cooperativista, princípios do cooperativismo e sentimento de pertencimento; governança em sociedades cooperativas; como lidar com sentimentos/emoções durante o processo, liderança e gestão de pessoas; direito e legislação cooperativa; sistemas de controle, acompanhamento e avaliação de cooperativas; sistemas de produção e logística; noções de contabilidade e análise de demonstrações contábeis; relações familiares e a gestão de conflitos – fases e desafios da sucessão; gestão estratégica e análise de investimentos; gestão da inovação; gestão de projetos; vivencial aplicado; e projeto de intervenção – trabalho aplicado na cooperativa.
O curso é oferecido anualmente pela Languiru, de forma gratuita para associados e empregados da Cooperativa, com parte do investimento custeado pelo Sescoop/RS e tendo a Univates como entidade de ensino executora.